"Todo ser que respira louve ao Senhor."

21/07/2008

Lição 11


O SELO DE DEUS

SAIBA QUE

O SELO é definido como instrumento de selar, usado por estados e corporações com o objetivo de garantir a autenticidade.
Um selo também é definido como anel de selar, marca, sinal e estampa.
Selar é colocar em alguma coisa uma marca indicando que é genuína ou aprovada; podendo indicar também algo distinto, atestado, confirmado ou estabelecido. Os que amam a Deus e obedecem à sua vontade são selados e fazem as obras do Senhor. Para ser selado é preciso colocar o amor a Deus em primeiro lugar e aceitar qual é a vontade de Deus para a sua vida. Este estudo vai identificar o selo de Deus e vai mostrar como é importante obedecer e seguir a vontade Divina.
O QUE É O SELO DE DEUS?
É o sinal da cruz?
É o batismo? São as línguas estranhas? É ser crente? NÃO, NÃO, NÃO É NADA DISSO!
Então como saber qual é o selo de Deus e onde ele se encontra?
Diz o profeta: “ Sela a Lei...” Isaías 8:16. Isso quer dizer que o selo de Deus está na sua Santa Lei, ou seja, nos DEZ MANDAMENTOS.
DEFINIÇÃO DE UM SELO
Antes de identificarmos o selo de Deus nos mandamentos, precisamos definir as características de um selo:
· NOME – Identifica a quem pertence.
· CARGO – Qual é a autoridade.
· DOMÍNIO – Território de domínio.
MANDAMENTOS DE DEUS
Qual dos dez mandamentos preenche as características de um selo?
Primeiro – Êxodo 20:3;
Segundo - Êxodo 20: 4 a 6;
Terceiro – Êxodo 20:7;
Quarto - Êxodo 20: 8 a 11;
Quinto - Êxodo 20: 12;
Sexto - Êxodo 20: 13;
Sétimo - Êxodo 20: 14;
Oitavo - Êxodo 20: 15;
Nono - Êxodo 20: 16;
Décimo - Êxodo 20: 17.
O SELO DE DEUS
“ Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20: 8 a 11.
· NOME
O quarto mandamento é o único que mostra Deus como sendo único. ( Nome )
· CARGO
O quarto mandamento é o único que mostra também que Ele é o Criador. ( cargo )
· DOMÍNIO
O quarto mandamento é o único que diz que Ele domina céus, terra e mar e tudo que neles há. ( Território de domínio )
A PROVA
O sábado é um sinal, ou seja, um selo, e, se preferir, uma marca entre Deus e seu povo. Portanto, o selo de Deus é o sábado. A prova disto é dada pelo próprio Deus:
“ Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibas que Eu Sou o Senhor, vosso Deus.Ezequiel 20: 20.
Veja também Êxodo 31: 13 a 18.
QUEM GUARDOU O SÁBADO?
1. Adão e Eva – Gênesis 2: 3.
2. Deus - Gen. 2: 1 a 3.
3. Povo de Deus – Êxodo 16: 4, 5 e 22 a 30.
4. Estrangeiros em Israel – Isaías 56: 6.
5. Profetas - Ezequiel 20: 20.
6. Jesus - Lucas 4: 16.
7. Virgem Maria - Lucas 23: 54 a 56.
8. Apóstolos - Atos 13: 13, 14; 17: 2; 18: 4.
9. Os salvos no céu - Isaías 66: 22 e 23.
COMO GUARDAR O SÁBADO?
1. Observar de por- do- sol a por-do-sol. Levítico 23: 32
2. Preparar-se para receber o sábado. O dia anterior ao sábado é o dia da preparação. Lucas 23: 54.
3. Não trabalhar ou realizar atividades seculares no sábado – esportes, viagens, jogos, ouvir rádio, músicas seculares, assistir TV, etc. Êxodo 20: 8 a 11; Isaías 58: 13 e 14.
PESQUISE NA BÍBLIA
1. Até quando os anjos deveriam segurar os ventos? Apoc. 7: 1 a 3.
2. O que significa receber o selo na fronte? Apoc. 7: 3
3. Que dia é o sétimo dia da semana? Êxodo 20: 10.
4. É permitido praticar obras de caridade no dia de sábado? Mateus 12: 11 e 12.
5. Que advertência encontramos na Palavra de Deus? Isaías 56: 2 e 6.
6. Para benefício de quem foi dado o sábado? Marcos 2: 27.


PENSE NISSO
Por que o sábado é um sinal que será colocado na fronte? Porque fronte é símbolo de entendimento e Deus quer que você o aceite pela razão. Por isso é necessário estudar a Bíblia de uma forma sincera e honesta. Agora você entende porque o inimigo foi mexer justamente neste mandamento? Este é o único que prova que Deus é o criador. Se tirarmos este mandamento como muitos fazem, não temos como provar que Deus é o criador.
Qual é o teu Deus?
Guardar o sábado não é simplesmente deixar de trabalhar, mas também declarar qual é o Deus que você serve. Para que o criador seja o teu Deus é necessário que você guarde o sábado. Agora, se você não aceita o sábado como dia do Senhor, você coloca dúvida sobre quem é o seu Deus, principalmente sabendo que quem mudou o sábado para o domingo foi o sistema papal sob a direção de satanás.
A Bíblia diz: “ Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a benção e a maldição...” Deut. 11: 26 a 28.
Benção -- Obedecer aos mandamentos de Deus.
Maldição – Rejeitar os mandamentos de Deus.

MINHA DECISÃO
Quero receber o selo de Deus agora! Entrego a minha vida a Deus, de todo meu coração.

SIM ( ) NÃO ( )

14/07/2008

História da Igreja Adventista no Mundo



História da Igreja Adventista no Mundo

Em apenas um século e meio a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem crescido de um punhado de pessoas, que diligentemente estudaram a Bíblia em procura da verdade, para uma comunidade mundial de mais de oito milhões de membros e, outros milhões, que consideram a Igreja Adventista seu lar espiritual. Doutrinariamente, os Adventistas do Sétimo Dia são herdeiros do supra-denominacional movimento Milleriano da década de 1840. Embora o nome “Adventista do Sétimo Dia” tenha sido escolhido em 1860, a denominação não foi oficialmente organizada até 21 de maio de 1863, quando o movimento incluia cerca de 125 Igrejas e 3.500 membros.
Entre 1831 e 1844, William Miller - um pregador Batista e ex-capitão de exército da guerra de 1812 - lançou o “grande despertar do segundo advento” o qual eventualmente se espalhou através da maioria do mundo cristão. Baseado em seu estudo da profecia de Daniel 8:14, Miller calculou que Jesus poderia retornar a terra em 22 de outubro de 1844. Quando Jesus não apareceu os seguidores de Miller experimentaram o que veio a se chamar “O grande Desapontamento.” A maioria dos milhares que haviam se juntado ao movimento, saiu em profunda desilusão. Uns poucos, no entanto, voltaram para suas Bíblias para descobrirem porque eles tinham sido desapontados. Logo eles concluíram que a data de 22 de outubro tinha na verdade estado correta, mas que Miller tinha predito o evento errado para aquele dia. Eles se convenceram que a profecia bíblica previa não o retorno de Jesus à Terra em 1844, mas que Ele começaria naquela data um ministério especial no céu para Seus seguidores. Assim, eles continuaram a esperar pelo breve retorno de Jesus, como fazem os Adventistas do Sétimo Dia ainda hoje. Deste pequeno grupo que se recusou a desistir depois do “grande desapontamento” surgiram vários líderes que construíram a base do que viria a ser a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Destacam-se dentre estes líderes um jovem casal - Tiago e Ellen White - e um capitão de navio aposentado, José Bates. Este pequeno núcleo de “adventistas” começou a crescer - principalmente nos estados da Nova Inglaterra na América do Norte, aonde o movimento de Miller havia começado. Ellen White, apenas uma adolescente na época do “grande desapontamento”, desenvolveu-se em uma dotada escritora, oradora e administradora, se tornando, e permanecendo, a conselheira espiritual de confiança da família Adventista por mais de 70 anos até sua morte em 1915.
Os primeiros Adventistas vieram a acreditar - como têm os Adventistas desde então - que ela desfrutou da direção especial de Deus enquanto ela escrevia seus conselhos para o crescente grupo de crentes. Em 1860, em Battle Creek, Michigan, EUA, um punhado de congregações de Adventistas escolheram o nome Adventista do Sétimo Dia e em 1863 organizaram formalmente o corpo da Igreja com um número de 3.500 membros. No princípio, a atuação foi em grande parte limitada a América do Norte, até 1874 quando o primeiro missionário da Igreja, J.N. Andrews, foi enviado para Suíça. A obra na África foi iniciada timidamente em 1879 quando Dr. H.P. Ribton, um recente converso na Itália, se mudou para o Egito e abriu uma escola, mas o projeto terminou quando tumultos começaram a surgir nas vizinhanças. O primeiro país cristão não-protestante a receber a Igreja foi a Rússia, aonde um ministro Adventista foi enviado em 1886. Em 20 de outubro de 1890, a escuna Pitcairn foi lançada em São Francisco e logo designada para levar missionários para as ilhas do Pacífico. Missionários Adventistas do Sétimo Dia entraram pela primeira vez em países não-cristãos em 1894 - Costa Dourada (Gana), oeste da África, e Matalbeleland, África do Sul. No mesmo ano missionários vieram a América do Sul, e em 1896 havia representantes no Japão.
- A Reforma Protestante
Após um longo período de escuridão, vivido nos tempos da Idade Média, onde poucos tinham acesso a leitura e as Bíblias eram escassas, Deus providenciou um caminho adequado ao desenvolvimento de uma Reforma, que viria a atacar a soberania da Igreja Romana, que havia nascido pura, com os apóstolos, mas acabou se corrompendo com a união ao Estado de Roma. O primeiro passo foi, com toda certeza, a invenção da imprensa, podendo difundir a Bíblia em vários lugares, para que todos conhecessem sua mensagem. Alguns dos grandes homens destacados neste período são: John Huss e Jerônimo, que confrontaram as leis da época e acabaram sendo mortos por isso. Martinho Lutero, um simples homem que sofria nos monastérios, dormindo no chão, passando a maior parte de seus dias em jejum e se martirizando, achando que só assim seria digno do perdão de Deus. Numa de suas penitências, subindo uma escadaria pareceu escutar “O justo viverá pela fé”, algo que foi a transição de sua vida de tortura para a sua vida de amor a Deus, afixando 95 teses de Justificação pela Fé na catedral de Wittemberg e dando um empurrão ao movimento protestante. Outros vieram, como John Wesley e John Calvino, continuando a oposição à Roma, inaugurando igrejas e enfraquecendo a idéia de um Deus tirano.

- O Desapontamento de 1844
Guilherme Miller (1782-1849) era um fazendeiro, ex-combatente da guerra pela independência dos Estados Unidos, que só aceitou pregar para outros a muito custo, quando Deus lhe deu um sinal enviando seu sobrinho a convidá-lo a pregar. Depois de apurados estudos do livro de Daniel e Apocalipse, chegou a conclusão que Cristo viria a Terra entre 1843 e 1844, segundo a profecia de Daniel 8:14, que o santuário seria purificado em 2.300 anos desde a reconstrução dos muros de Jerusalém. Pregou para milhares de pessoas e muitas aceitaram o milerismo, como o movimento ficou chamado. Mas a data exata seria marcada por Samuel Snow, que apresentou o dia 22 de outubro de 1844 como sendo o dia da purificação do santuário, visto que a purificação era feita no Dia da Expiação, no décimo dia do sétimo mês do calendário judaico, que cairia exatamente neste dia. As datas proféticas eram precisas, assim como Cristo morreu na Páscoa e o Espírito Santo caiu no Pentecostes. Mas o dia passou e Cristo não veio, deixando a todos o grande desapontamento, levando muitos a abandonar o movimento.
- Entendendo as doutrinas eternas
Todos que esperavam a volta de Cristo se sentiram grandemente desapontados, mas nem todos persistiram na “bem-aventurada esperança”. Dos que perseveraram, alguns começaram a ter a luz que abriu caminho para entenderem o que realmente tinha acontecido. Durante estes primeiros anos, alguns nomes se destacaram:
· Hirã Edson (1806-1882) – Foi ele que, muito desapontado na manhã de 23 de outubro de 1844, caminhando por um milharal, teve uma visão que ajudou a entender porque Jesus não havia voltado em 1844. Havia um Santuário no Céu e Cristo havia passado para o Santíssimo naquela data. Essa tornou-se a doutrina base da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
· José Bates (1792-1872) – Passados muitos anos no mar, em conflitos, preso por inimigos e depois de muitas aventuras, o capitão Bates casou-se e sua esposa lhe deu um Novo Testamento, que leu e lhe interessou muito. Aceitou o milerismo e foi muito criticado por seus vizinhos após o desapontamento. Dedicou-se muito a entender as profecias e, foi o precursor da reforma de saúde, eliminando da sua dieta o fumo, chá, café, bebidas alcoólicas e a carne antes mesmo de se tornar um milerita. Recebeu a luz do Sábado da viúva Raquel Oakes (depois, Raquel Preston), da Igreja Batista do Sétimo Dia e passou a pregar com afinco a verdade do Dia de Descanso. Junto com Tiago White e Ellen White, fundaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
· Ellen G. White (1827-1915) – Apesar de sofrer um grave acidente na infância e perder grande parte do tempo de estudo fundamental numa cama, foi chamada por Deus para receber o dom de profecia (I Cor. 1:27). Casou-se com Tiago White, teve 4 filhos na qual 2 morreram crianças: Henrique e Herbert. Guilherme (Willy) teve 4 filhos e 3 filhas com suas duas esposas. Edson tornou-se um missionário no rio Mississippi, no barco “Morning Star”. Após a morte de seu esposo Tiago (1881) foi para a Austrália e ficou lá até 1900. Terminou sua vida numa casa em Elmsheaven, terminando seus escritos, que chegaram a 40.000 páginas de material impresso e mais de 50.000 páginas de conselhos e inspiração.
· Uriah Smith – Muito dedicado na causa, foi redator-chefe da Review and Herald e mostrou-se de valor inestimável para o começo das publicações e organização adventista. Foi o autor de estudos importantes sobre Daniel e Apocalipse. Teve sua perna amputada sem anestesia ao 4 anos de idade, devido a uma úlcera na no joelho.
- A Igreja Organizada
A organização da Igreja data de 1863. com 3000 membros. Ao contrário do que muitos pensam, Guilherme Miller não chegou a ser adventista, morreu 14 anos antes e nem chegou a aceitar o Sábado. Desta organização foi eleito o presidente da Associação Geral e seus sucessores foram sendo conhecidos durante a nossa história. Nossos presidentes foram:
1°) John Byington (1863-1865) – Homem dedicado, foi eleito após a recusa do grande favorito ao cargo: Tiago White. Nasceu em 1798, ano-término dos 1260 dias (Apoc. 12:6). Apesar da idade avançada, esforçou-se grandemente para manter a unidade da Igreja.
2°) Tiago White (1865-1867; 1869-1871;1874-1880) – Seu lema era “Gastar-se e deixar gastar no serviço ao Senhor”, guiou a igreja em 3 diferentes períodos, totalizando 10 anos de fecundo crescimento. Sempre avistou a importância do movimento e persistiu em acabar com a anarquia e formar a Associação Geral.
3°) John N. Andrews (1867-1869) – Foi o primeiro a aceitar o Sábado de por-do-sol a por-do-sol (Lev. 23:32) e escreveu vários artigos a favor do Sábado. Foi escolhido para presidente de 4.320 adventistas. Depositou todas as suas energias em levar a mensagem ao sul e oeste dos Estados Unidos e partiu em 1874 para pregar na Europa. Tentando ampliar as fronteiras do adventismo.
4°) Jorge I. Butler (1871-1874; 1880-1888) – Sob sua administração a Igreja viveu um momento de acelerado crescimento, subindo o número de membros de 15.570 para 26.112 em menos de 20 anos. Em seu tempo D. M. Canright, grande pregador, desanimou e abandonou a Igreja, provavelmente por não ser escolhido como o novo presidente da Associação Geral.
5°) Ole A. Olsen (1888-1897) – Escolhido presidente num momento tumultuado, na Conferência de Mineápolis, onde E. J. Waggoner e A. T. Jones levantaram a polêmica da “Justificação pela Fé”, enfraquecendo o poder da guarda da lei. Olsen brigou e conseguiu manter a ordem da Igreja com muito custo. Terminado seu mandato, foi para a África, ampliar os horizontes do adventismo.
6°) Jorge A. Irwin (1897-1901) – Na alvorada do Séc. XX, teve grandes problemas: a concentração de adventistas em Battle Creek e a crise panteísta (Deus é a natureza) defendida por John Kellogg. Lutou para manter a ordem nestes 4 anos de mandato. Liberado de suas atividades, foi para a Austrália.
7°) Artur G. Daniells (1901-1922) – Foi o presidente com maior tempo no cargo: 21 anos. Passou 10 anos com a Srta. White na Austrália (1981-1900) e foi eleito presidente sem que muitos o conhecessem nos Estados Unidos. Trabalhou em 4 áreas: reorganização da Igreja, evangelismo urbano, ampliação do programa de penetração mundial e empenho na proclamação da justificação pela fé.
8°) Guilherme A. Spicer (1922-1930) – Dirigiu a Igreja numa época em que todos começavam a se recompor dos horrores da primeira grande guerra, apesar de não querer aceitar, a princípio, tomou o lugar que foi de Daniells por duas décadas. Mostrou grande força evangelistica, fundando uma igreja de 80 membros por dia em 1930.
9°) Carlos H. Watson (1930-1936) – Seu mandato começou um tanto conturbado, a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, levou o mundo todo a tempos difíceis. O desemprego, miséria, suicídios, greves, passeatas, depredações, fome, falências, tudo levava a crer que seriam tempos difíceis também para a Igreja. Mas Deus providenciou que fossem ganhas cerca de 90.000, nestes 6 anos, confirmando a velha mania de buscar a Deus quando se precisa.
10°) J. Lamar McElhany (1936-1950) – Seu primeiro mandato coincidiu com a Segunda Guerra Mundia (1936-1946), levando a muitas dificuldades. Teve que, muitas vezes, carregar nos ombros o peso dos negócios da Igreja, mas foi persistente e mostrou muita garra para isso, o que o levou a ser reeleito até o ano de 1950.
11°) Guilherme H. Branson (1950-1954) – Seu lema era “A principal tarefa da Igreja é a salvação de almas”. Um líder nato, administrador leal e homem de visão, este era Branson, que passou muitos anos evangelizando na China e foi perseguido pelo comunismo, vendo as igrejas, escolas e hospitais que haviam aberto, serem fechadas ou nacionalizadas pelo Governo da China. Mas não desanimou e seguiu para o alvo: Jesus.
12°) Ruben R. Figuhr (1954-1966) – Reeleito duas vezes, viu cerca de 500.000 novos adventistas sentarem às fileiras da Igreja. Trabalhou 18 anos nas Filipinas (1923-1941) e viu o aumento de 5.000 para 25.000 conversos neste espaço de tempo. Quando presidente da Divisão Sul-americana, trabalhou muito e sem desanimar para levantar o número de adventistas na região que chegava a apenas 33.000 no início da déc. de 50.
13°) Robert H. Pierson (1966-1979) – Iniciou o seu mandato com o objetivo de ver a obra terminada em seus dias. Depois de surpreendente esforço, viu o grande aumento do contingente da Igreja e renunciou em 1978 devido a problemas circulatórios.
14°) Neal C. Wilson (1979 – 1992) – Depois da inédita renúncia de Pierson, começou-se uma era de ouro, onde o evangelismo foi tomado como prioridade absoluta. O Projeto “Mil Dias de Colheita” foi lançado com o propósito de alcansar cerca de 1.000 batismos ao dia, durante 1.000 dias (set/1982 – jun/1985), mas eles haviam subestimado o poder de Deus em evangelizar através de Sua Igreja, no primeiro trimestre o alvo foi ultrapassado na casa de 1.171 por dia, sendo que no final do projeto mais de 1 milhão de novos adventistas estavam em nossas fileiras.
15°) Robert Folkenberg (1992-2000) –
16°) Ian Paulsen (2000-2001) –
- Alguns inconvenientes
· Justificação pela Fé – A Assembléia de 1888 ficou marcada na história da Igreja pela polêmica da Justificação pela Fé, protagonizada por E.J. Waggoner e A.T. Jones.
· M. Rowen e A. Philips – Estas duas mulheres disseram ter o Espírito de Profecia em substituição à Ellen White. Rowen após a morte da Sra. White e Philips quando Ellen White se encontrava na Austrália.
· A Crise Panteísta – O doutor John Kellogg teve valor inestimável para o crescimento da Igreja, mas acabou desviando seus princípios e passou a pregar o panteísmo, na qual Deus é e está na natureza. Tomou para si o Sanatório de Battle Creek, que queimou num incêndio e tentou publicar suas idéias panteístas na Casa Publicadora de Battle Creek, que também se incendiou pelo juízo divino aos seus maus caminhos.
· Tabernacle Dime – Nunca foi plano de Deus que Seu povo se juntasse num determinado lugar, era plano dele que Seu povo se espalhasse na Terra, foi assim com a Torre de Babel e com as perseguições em Jerusalém, forçando todos a irem aos gentios. O Tabernáculo Dime (dime é equivalente a moeda de 10 cents de dólar, pois foi ajuntando estas moedas que se construiu o templo) era um centro adventista que atraía cada vez mais adventistas. A chama divina incendiou o “templo da junção”.
· Outros – O Movimento da Carne Santa, o Grupo Marion, o Movimento Reformista, a agitação de Robert Brinsmead, Desmond Ford e Walter Rea, muitos movimentos tentaram tirar a paz da Igreja e provocar a quebra da unidade, mas nada conseguiu pelo simples fato de termos o nosso Deus no comando, com Ele a frente, chegaremos juntos aos Céus.
A Igreja hoje tem atuação estabelecida em 209 países. A publicação e distribuição de literaturas foram os principais fatores no crescimento do movimento do Advento. A Advent Review e o Sabbath Herald (hoje Adventist Review), órgão geral de comunicação da Igreja, foram lançados em Paris, Maine, em 1850; o Youth’s Instructor em Rochester, Nova Iorque, em 1852; e o Signs of the Times em Oakland, Califórnia, em 1874. A primeira casa publicadora denominacional em Battle Creek, Michigan, começou a operar em 1855 e foi devidamente incorporada em 1861 com o nome de Associação de Publicação Adventista do Sétimo Dia.
O Instituto de Reforma da Saúde, conhecido mais tarde como Sanatório Battle Creek, abriu suas portas em 1866, e a obra da sociedade missionária foi estabelecida a nível estadual em 1872, e 1877 viu a formação das Associações das Escolas Sabatinas em todo o estado. Em 1903, a sede da denominação se mudou de Battle Creek, Michigan, para Washington, D.C., e em 1989 para Silver Spring, Maryland, aonde ela continua a formar o nervo central do trabalho sempre em expansão.
- A Igreja Adventista Hoje
A Igreja hoje tem 12 Divisões espalhadas pelo mundo. Acompanhe abaixo as principais características de cada uma delas:
África Oceano Índico – composta de 32 países, principalmente de língua francesa, localizadas na África e nas ilhas do Oceano Índico.
Este-África - 10 nações principalmente ao longo da costa oriental de Djibouti para Botswana.
Euro-África – são 3 nações de língua portuguesa localizadas na África e mais 25 países do centro da Europa, ligados por idiomas comuns.
Euro-Ásia - estados da Comunidade de Estados Independentes (países nascidos da antiga União Soviética).
Interamericana - 46 nações, inclusive o México, as Ilhas Caribenhas e quatro países no lado norte da América do Sul.
Norte Americana – Estados Unidos, Canadá, Ilhas Bermudas, duas Ilhas no Oceano Pacífico, além do Havaí, e duas localidades na costa de Newfoundland.
Ásia Pacífico Norte - Seul, Coréia, China, Japão e Mongólia.
Sul do Pacífico - Austrália, Nova Zelândia, Quiribati e as ilhas do Pacífico Sul.
Sul da Ásia - Índia, Nepal, Butão, e as Ilhas de Maldive.
Ásia Pacífico Sul - 13 países no Oriente e Ilhas do Pacífico.
Trans-européia - 30 nações, entre elas Inglaterra, Escandinávia e os Balcãs, sul da Polônia, parte da Grécia e alguns países do Oriente Médio, Paquistão e Afeganistão.
Sul-Americana - 8 nações da América do Sul. Dentre as quais destacamos o Brasil.

13/07/2008






Cascas x Polpas
Tanto uma quanto outra concorrem em variedade de nutrientes. Será que dessa competição sai uma vencedora? Confira aqui
1. Limão CASCA Contém seis vezes mais fibras. Uma boa pedida é incrementar receitas com ela ralada. POLPA Fornece o dobro de vitamina C. Se você gosta do suco, beba imediatamente.

2. Banana CASCA Oferece 20 vezes mais carotenóides, de ação antioxidante. Aproveite-a em receitas de bananada. POLPA Em relação à casca, tem o dobro de fósforo, fundamental para nossa estrutura óssea.


3. Maçã CASCA Ela tem três vezes o teor da vitamina C em relação à polpa. POLPA Tem mais do que o dobro de carboidratos, o nutriente da energia.


4. Abacaxi CASCA Apresenta um pouco mais de vitamina C. Leve ao fogo para fazer suco — mesmo a alta temperatura não anula todos os seus efeitos. POLPA Concentra um montão de carotenóides — 70 vezes mais!


5. Maracujá CASCA Fornece dez vezes mais fibras do que sua polpa. Por isso, consumir a farinha feita da casca pode ser uma boa. POLPA Tem cinco vezes mais gorduras do que a casca, mas de nocivas elas não têm nada.


6. Mamão CASCA Contém três vezes mais proteínas. Então, em vez de jogá-la fora, aproveite para fazer doce. POLPA Cheia de carboidratos, fornece duas vezes mais do que a casca.


7. Laranja CASCA Rica pra valer em fibras, tem seis vezes mais dessa substância. Então, não desperdice. Use-a como ingrediente de compotas. POLPA É campeã em vitamina C, já que oferece o dobro na comparação com a casca.

Câncer


CÂNCER: por quê?
CÂNCER: por quê?Essa pergunta ainda intriga médicos, cientistas e pacientes. Apesar dos avanços consideráveis no tratamento e no diagnóstico desse mal, os especialistas ainda não têm respostas definitivas sobre a sua gêneseO organismo humano passa por uma renovação constante. Isso porque a maioria de seus 100 trilhões de células têm prazo de validade. Nesse meio-tempo, obedecendo a comandos moleculares, essas unidades microscópicas se dividem, dando origem a novos exemplares. Mas alguns deles podem sair da linha de montagem com defeito de fabricação. As células defeituosas, no entanto, costumam ser pouco longevas. O organismo dispõe de vários mecanismos para eliminá-las, não permitindo que elas se reproduzam, explica o oncologista clínico Artur Katz, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. E esses mecanismos fiscalizam uns aos outros, se complementando.É como se fosse um controle de qualidade. Ele precisa ser perfeito, acrescenta o cirurgião oncologista Benedito Mauro Rossi, do Hospital A.C. Camargo, na capital paulista. Veja o caso das células do intestino, continua Rossi. Elas existem aos milhões e se renovam a cada 48 horas. Imagine esse processo continuamente? Daí a necessidade de uma monitoração constante do próprio corpo.Dessa forma, uma célula recém-saída do forno e que foge aos padrões de excelência, com profundas alterações em seu material genético, se autodestrói. Esse suicídio celular, conhecido como apoptose, vem à tona graças a uma série de reações deslanchadas por uma proteína encontrada no núcleo, a p53. Só que, por algum motivo, todo esse esquema de proteção às vezes entra em pane e a célula defeituosa começa a se multiplicar loucamente. É a gênese do tumor. Mas por que isso acontece? E por que algumas pessoas desenvolvem câncer e outras não? Como preveni-lo?O neuropsiquiatra francês David Servan-Schreiber foi atrás de algumas respostas para essas questões. Servan-Schreiber lançou na França, no segundo semestre do ano passado, o livro Anticancer (Éditions Robert Laffont) anticâncer, em português , obra que já vendeu quase 800 mil exemplares por lá. Aos 46 anos, ele descobriu que tinha um tumor cerebral aos 31, no auge de sua carreira científica. Quase duas décadas mais tarde e depois de uma recidiva, o neuropsiquiatra mergulhou numa série de estudos sobre a doença e chegou à conclusão de que hábitos como a alimentação e afins, mais do que os genes, são os grandes responsáveis pelo crescimento de casos de tumores, sobretudo nos países ocidentais. Servan-Schreiber cita os resultados de um trabalho dinamarquês para comprovar sua tese.DE PAI PARA FILHO?Publicada no periódico americano The New England Journal of Medicine, a pesquisa analisou os dados genéticos dos pais biológicos de mais de mil crianças adotadas e constatou: ter herdado os genes de pai ou mãe natural mortos de câncer antes dos 50 anos não influencia tanto o risco de desenvolver o mal. Na verdade, os cientistas têm demonstrado que essa possibilidade é de 15%. Por outro lado, a morte de um pai adotivo (que transfere seu estilo de vida, mas não os genes) em razão de um tumor multiplica por cinco a probabilidade de o filho sucumbir ao mesmo problema, escreve o autor.Assim sendo, também baseado em evidências científicas, Servan-Schreiber descreve em seu livro estratégias para tentar prevenir tumores ou, no caso de quem já enfrentou um, para evitar uma recaída. Elas vão de ajustes na dieta, com ênfase no consumo de substâncias que afastam o mal, até o papel das emoções tudo para reforçar nossas defesas naturais contra a doença.A maioria dos oncologistas está de acordo que, sim, os hábitos, principalmente o tabagismo, têm um grande peso na conflagração da enfermidade. Mais de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados com o cigarro, revela o oncologista Luiz Augusto Maltoni Júnior, coordenador de assistência do Instituto Nacional de Câncer. A ingestão de carnes processadas, como salame e mortadela, também representa um perigo para o intestino. Se o consumo for diário, e dependendo de sua proporção no cardápio, aumenta-se de 30 a 40 vezes o risco de tumores nesse órgão, diz Benedito Mauro Rossi. O motivo: conservantes como os nitritos, presentes nesses alimentos, agridem as mucosas intestinais.Exagerar nas porções de gordura também não é nada bom. Isso porque o intestino passa a trabalhar mais lentamente, o que facilita a absorção de substâncias cancerígenas, explica o oncologista clínico Francisco Miguel Correa, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Além disso, quando esse órgão não trabalha direito, as fezes ficam em maior contato com suas paredes, outro fator que ajudaria a disparar a doença nesse órgão.Já virou lugar-comum, mas a obesidade, fator de risco para um sem-número de problemas, também elevaria o risco de câncer. Quem tem muitos quilos a mais costuma desenvolver resistência à insulina. Quer dizer, grande quantidade desse hormônio fica circulando sem conseguir realizar sua função primordial, que é botar o açúcar para dentro das células. Em excesso e mal utilizada, a insulina favorece o crescimento celular em geral, revela Benedito Mauro Rossi.O PAPEL DAS EMOÇÕESO neuropsiquiatra David Servan-Schreiber acredita que o estresse emocional pode contribuir para o surgimento de um câncer, mas não causá-lo em si. Um quadro depressivo muitas vezes mina o batalhão de defesa do corpo, disseram em quase uníssono os especialistas.A observação é empírica, mas constato que os pacientes que se entregam à doença geralmente apresentam mais complicações, diz Luiz Augusto Maltoni Júnior. Não se deve temer o diagnóstico, mas, sim, estar predisposto a seguir o tratamento. Afinal, as taxas de sucesso chegam à média de 50%, considerando todos os tipos de tumor. Infelizmente, ainda não é possível falar em cura. Até porque não se trata de um único mal, mas de um conjunto de mais de 100 doenças. A melhor arma é velha conhecida: submeter-se periodicamente a exames preventivos, como a mamografia e o toque retal, para flagrar o inimigo enquanto há grandes chances de controlá-lo.DIVIDIR PARA MULTIPLICARCélulas cancerosas presentes na bexiga se encontram no estágio final de divisão. Esse tumor é mais comum nos homens. Seus principais fatores de risco são o histórico familiar, o tabagismo e a exposição a certos compostos químicosATAQUE E DEFESATrês linfócitos T se ligam à superfície de uma célula maligna. Em seguida, esses glóbulos, que integram a tropa de choque do sistema imune, disparam um sinal para outras células de defesa darem cabo do exemplar cancerosoO TUMOR NA HISTÓRIACoube aos egípcios o pioneirismo dos relatos sobre o câncer. Casos de tumores de mama tratados com cauterização foram descritos em papiros. Há divergências sobre as datas desses registros (3000 a.C-1500 a.C). Dá para deduzir que esse tratamento era paliativo, o que indica o provável grau de extensão da doença, conta Mauricio Monaco, gerente médico de grupo de produtos do laboratório Pfizer.ESTRATÉGIAS ANTICÂNCERVeja o que propõe o neuropsiquiatra David Servan-Schreiber para barrar o mal. O mix sugerido por ele contribuiria para reduzir inflamações associadas à doença e reforçar as células de defesa:• Quando possível, tente evitar produtos químicos. Por exemplo: depois de lavagens a seco, deve-se deixar arejar as roupas antes de guardá-las no armário.• Consuma de preferência alimentos orgânicos e reduza a ingestão de açúcar, farinhas refinadas e fontes de ômega-6, como o óleo de girassol.• Incremente o prato com alimentos ricos em ômega-3, como o salmão.• Exercite-se de 20 a 30 minutos por dia e tome sol por pelo menos 20 minutos, o que ativa a produção de vitamina D.• Purifique a água da torneira com um filtro de carbono ou beba água mineral.• Libere-se do sentimento de impotência tente resolver os traumas passados, aprenda a aceitar seus sentimentos e tente encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar suas emoções.OS TIPOS DO PROBLEMAAs várias formas da doença são classificadas da seguinte maneira:CARCINOMA trata-se de um tumor que se desenvolve na pele ou nos tecidos que recobrem os órgãos internos.SARCOMA esse tipo de câncer acomete ossos, cartilagem, tecido adiposo, músculos e vasos sangüíneos.LEUCEMIA origina-se na medula óssea, a encarregada de produzir componentes do sangue, como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Esse tumor deflagra o surgimento de um grande número de células sangüíneas defeituosas.LINFOMA E MIELOMA são tumores que eclodem nas células do sistema imune, já fora da medula onde foram produzidasTUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL desenvolvem-se no cérebro e na medula espinhal.O SUICÍDIO Esta célula com câncer está se autodestruindo. Trata-se do que os especialistas denominam de apoptose, uma espécie de morte programada. Esse processo normalmente ocorre quando uma célula se torna velha ou, por algum outro motivo, é danificada.
por Emerson Nolasco


A comida que Deus recomenda
A ciência confirma o que Deus recomenda.Confirmadíssimo: os vegetais afastam a ameaça de vários tumores. Sem contar que, ao incrementar as porções de frutas e hortaliças no prato, sobra literalmente menos espaço para a gordura e ela tem tudo a ver com o surgimento da doença.Não tire conclusões precipitadas: os alimentos destas páginas não são milagrosos. Mas a ciência da nutrição, que investiga sua ação anticancerígena, constata que eles de fato têm efeito preventivo. “Vários levantamentos estatísticos apontam, e não é de hoje,(Ver livros do Espírito de Profecia) que nas pessoas habituadas a devorar vegetais os casos de câncer são mais raros”, garante o gastrenterologista Dan Linetzky Waitzberg, professor da Universidade de São Paulo. Mas, na hora do ver para crer, isso só era observado em tubos de ensaio, nos chamados testes in vitro. Só agora é que os pesquisadores passaram a enxergar o mecanismo antitumor de vários nutrientes dentro de organismos vivos no caso, cobaias. É um belo avanço.Na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu-se que o sulforafane, presente na família dos crucíferos couves, brócolis, repolhos, é capaz de brecar o avanço do câncer colorretal em animais de laboratório. Já em Taiwan, cientistas da Universidade Nacional Chung Hsing testaram o licopeno em animais, nos quais provocaram de propósito um câncer de fígado igual ao que acomete os seres humanos. O resultado? O pigmento que dá o tom vermelho ao tomate e a frutas como a goiaba simplesmente barrou a temida metástase, ou seja, impediu que as células malignas se espalhassem pelo corpo.A essa altura, você deve estar se perguntando: por que certos nutrientes funcionam contra um tipo específico de tumor mas são praticamente inertes contra outros? Nem os cientistas têm respostas prontas, embora arrisquem algumas hipóteses. Uma delas é a facilidade de alguns tecidos para acumular determinadas substâncias, criando verdadeiras reservas. É o caso do licopeno, o tal pigmento vermelho dos vegetais. Os pesquisadores notam que ele tem uma afinidade especial com os tecidos da próstata e das mamas, ficando concentrado bem ali, enquanto passa depressa por outras partes do corpo talvez sem o tempo necessário para agir. O resveratrol da uva e do vinho, por sua vez, tende a ficar no plasma do sangue e nos tecidos do sistema urinário. Já compostos fenólicos, como o allium, que está na cebola, no alho e na cebolinha, fariam escala no estômago e no intestino, atuando em diferentes etapas do processo que leva ao câncer nesses órgãos. No entanto, não movem uma palha contra tumores em outras regiões.Pode parecer confuso e é.Não tente decorar quanto deve comer disso ou daquilo, como se a travessa à mesa fosse um vidro de remédio. O grande mérito de tantas pesquisas é ensinar aos médicos, inclusive que um cardápio adequado (leia-se bem colorido também) pode prevenir 30% dos casos de câncer, incluídos aí tumores de boca, laringe, faringe, estômago e intestino, muito freqüentes na população brasileira. Já é um feito e tanto se a gente pensar que, não faz muito tempo assim, ninguém achava que havia um caminho seguro para prevenir essa doença muito menos desconfiava que ele estaria no prato. “Hoje se tem clareza da importância de comer frutas, verduras, legumes e peixes, limitando ao mesmo tempo as porções de carnes vermelhas, sal e embutidos”, resume Dan Linetzky Waitzberg. Segundo Sueli Couto, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, sediado no Rio de Janeiro, a questão não é quantidade de vegetais, mas regularidade. “Tem de comer sempre”, declara. “No mínimo, cinco porções diárias, preferindo sempre grãos integrais aos refinados.”Do mesmo modo que sobram evidências de que vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias presentes em frutas e hortaliças podem barrar o avanço de tantos tipos de tumor, há provas suficientes para incriminar o álcool, os embutidos e as gorduras, especialmente as das carnes vermelhas. Estas ressalve-se têm também seu lado bom, fornecendo proteínas de excelente qualidade, ferro, zinco e vitaminas B12. Não se trata, portanto, de bani-las do menu. “A recomendação é reduzir a ingestão para duas porções semanais”, diz Sueli Couto, do Inca. Ela, no entanto, insiste: “Pior do que comer carne sempre, é não comer salada nunca”.Além de repletas de substâncias protetoras, as saladas tornam a refeição mais light. E, embora não haja consenso em torno do assunto, a gordura corporal vem sendo examinada com desconfiança. O peso extra, dizem cientistas como os que observaram isso em ratos, na Universidade do Texas, nos Estados Unidos contribui para reações inflamatórias dentro do organismo. Até há pouco tempo, essas reações só eram associadas a doenças cardiovasculares. “Hoje se sabe que elas podem aumentar em 30% as chances de um câncer aparecer”, afirma Alfredo Halpern. Portanto, a melhor dieta anticâncer é aquela leve, bem leve.Vai um suplemento aí?Diga não se você adota uma dieta balanceada. A menos, claro, que um médico ou um nutricionista recomende, avaliando bem os seus hábitos à mesa. Sem esse olhar, você corre o risco de engolir, em cápsulas, altas doses de um nutriente em detrimento de outros. E isso, por sua vez, pode acabar com o balanceamento das substâncias protetoras no organismo. Ou seja, você fica sem escudo contra o câncer.SINAL VERDEEle se acende principalmente para alimentos cheios de fibras e substâncias antioxidantesCÂNCER DE PRÓSTATAA abóbora, lado a lado com a cenoura, é famosa pela concentração de betacaroteno. Afirmar que essa substância protege contra os tão (mal) falados radicais livres não é chover no molhado. Ela ajuda mesmo a restaurar o DNA de células danificadas por agentes químicos, físicos ou biológicos. Quando o dano no material genético de nossas células acontece, abre-se o caminho para a reprodução desenfreada de exemplares defeituosos eis o câncer. É possível que o betacaroteno aja positivamente contra muitos tipos de tumor, mas um trabalho recente da respeitadíssima Universidade de São Paulo avalizou suas benesses especificamente para a glândula masculina. Outros estudos apontam que o tomate, o feijão, a lentilha, a ervilha, as uvas vermelhas, as amoras e a soja também reforçam as defesas dos homens contra esse câncer mas, aí, tudo o que a ciência conhece é a relação entre o hábito de comê-los e o aparecimento mais raro dessa doença, sem entender direito qual seria a relação direta.CÂNCER COLORRETALCientistas da Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, provaram que é possível reduzir um câncer colorretal já existente consumindo verduras crucíferas, como a couve-manteiga e sua prima couve-flor. Fazem ainda parte da família o repolho e os brócolis. Os pesquisadores viram essa redução com os próprios olhos ao menos em ratos. E atribuem o efeito a um componente desses vegetais chamado sulforafane. “Outra pesquisa com 520 mil europeus apontou uma queda de 40% no risco dessa doença entre aqueles que não deixavam faltar no prato, uma vez ao dia, pelo menos uma dessas crucíferas”, relata Benedito Mauro Rossi, oncologista do Hospital do Câncer, em São Paulo. O efeito do sulforafane, aliás, parece potencializado à medida que aumentam os teores de fibras no cardápio, quando comemos outras folhas, como rúcula ou espinafre, e desfrutamos, por exemplo, de uma laranja como sobremesa.CÂNCER DE MAMAAs fibras, abundantes na melancia, por exemplo, são poderosas contra esse tipo de tumor. Uma das explicações é que elas passam mais lentamente pelo aparelho digestório, o que aumenta a saciedade e, por tabela, diminui a vontade de cair de boca em açúcares e gorduras. O risco de quilos a mais, assim, despenca. “O excesso de peso tem ligação estreita com o aparecimento da doença nas glândulas mamárias, sobretudo em mulheres que já passaram pela menopausa”, afi rma o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Entre outros motivos porque, quando há muita gordura, o corpo tem matéria-prima à vontade para fabricar hormônios que alimentam o tumor. Bem, se as frutas da dieta têm muitas fibras e ainda por cima são vermelhas como a melancia do nosso exemplo, tanto melhor. O consumo regular de licopeno, o pigmento vegetal dessa cor, anda cada vez mais associado à baixa incidência desse câncer.Também são fortes os sinais de que os polifenóis estão ligados à proteção das mamas. Daí a recomendação dos cientistas de que as mulheres consumam toda semana suas fontes uvas vermelhas, amora, morango, cereja, vinho tinto... Quanto às isoflavonas, célebres componentes da soja, elas também atuam pra valer contra esse tumor. Na última década, diversos estudos, feitos sobretudo com populações orientais, confirmaram o elo entre o alto consumo do grão e a baixa incidência de câncer de mama e atenção de próstata também!SINAL VERMELHOPode parar o primeiro e diminuir os outros! Álcool, sal, carne vermelha e embutidos estão fortemente relacionados a vários tipos de tumorBEBIDA ALCOÓLICADiversos estudos associam álcool ao câncer de boca, esôfago, fígado, reto e, muito possivelmente, ao de mama também. As evidências tornaram-se mais fortes dos anos 1990 para cá. Os cientistas ainda estão pesquisando como o álcool causa a doença. No caso do aparelho digestivo, fi ca mais claro: a agressão é por meio do contato direto com as mucosas. De um jeito ou de outro, a bebida alcoólica danifica o DNA, aumentando as chances de surgirem células malignas.SAL EM EXCESSOEle já carrega má fama porque faz o organismo reter mais água do que deveria, contribuindo, assim, para o aumento da pressão arterial. “Só que, ainda por cima, irrita a mucosa do aparelho digestivo de tal maneira que provoca lesões capazes de evoluir para um câncer”, avisa Sueli Couto. Segundo ela, só afastar o saleiro da mesa não basta. Lembre-se de que a maior concentração do sal está nos alimentos industrializados. Então, evite ao máximo molhos, condimentos, macarrões instantâneos e comida pronta em geral. Prefira, de longe, as preparações caseiras.FUJA DOS EMBUTIDOSSalsicha, salame, presunto e mortadela — outras armadilhas armadas no prato — são, de longe, os maiores vilões. Não bastasse serem produzidos com carnes vermelhas geralmente muito gordas, ainda levam na fórmula aditivos químicos chamados nitratos, que, no estômago, podem se transformar em nitritos. Estes, por sua vez, se convertem em nitrosaminas, verdadeiros agentes cancerígenos, perigosos sobretudo para o estômago e o esôfago. E atenção: até as carnes brancas perdem suas vantagens nutricionais quando transformadas em embutido. “Como recebem os tais nitritos e são defumadas, também se tornam nocivas”, alerta Benedito Mauro Rossi, oncologista do Hospital do Câncer, em São Paulo.LIMITE AS CARNES VERMELHASE não estamos falando apenas da suculenta picanha. Carne de porco deve ser totalmente evitada e as processadas, como hambúrguer devem ser limitadas a duas porções semanais. Nos outros dias, coma peixes e aves. O problema é a gordura saturada que por si só já é um ingrediente cancerígeno e substâncias que lhe dão cor, como o ferro-heme, ou ferro orgânico, aquele mesmo que combate a anemia. Pesquisas americanas associam sua ingestão excessiva ao aparecimento do câncer colorretal. Quando a carne é esturricada na grelha ou na frigideira, o perigo aumenta. Há uma reação química nesse processo que libera outras substâncias cancerígenas bem naquela casquinha escura e crocante.Todo esse material vem confirmar o que nosso Deus nos vem dizendo ano após ano desde o Éden através da Bíblia e do Espírito de profecia, que uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos nos trás saúde e fortalescendo nosso corpo e mente.

Do Sábado para o domingo

A Mudança
O primeiro dia da semana era considerado, pelos antigos Babilônicos, como dia de culto ao Sol.
No ano de 274 depois de Cristo, o Imperador romano Aureliano adotou o culto ao Sol como religião oficial. O imperador instituiu o primeiro dia da semana, o Domingo, como o venerável dia do Sol, ou DIES SOLIS no Latim.
Ainda hoje, em algumas línguas, o Domingo mostra suas origens: SUNDAY (em Inglês) e SOONTAG (em Alemão) querem dizer “Dia do Sol”. Sábado em Hebraico quer dizer “descanso”.
Em 321 D.C, o Imperador Constantino, baixou um decreto obrigando a todos os que viviam sob seus domínios a honrar o dia do Sol:
“ Que os juízes e o povo das cidades,bem como os comerciantes, repousem no venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, conceda-se atender, livre e desembaraçadamente, aos cuidados da lavoura”
Convém lembrar que, desde aproximadamente o ano 100 D.C, a religião Cristã era veementemente perseguida por Roma, e que centenas de milhares perderam suas vidas defendendo e provando sua fé diante dos leões e das labaredas de fogo.Esta perseguição só teve fim com a “conversão” do imperador Constantino ao Cristianismo. Esta “conversão” política tinha o claro objetivo de apaziguar as perseguições, bem como o de conceder poder à ascendente e poderosa religião Cristã.
Nessa ocasião, muitos dos costumes da religião oficial de Roma, o culto ao Sol, foram mescladas ao Cristianismo com o objetivo de atingir mais facilmente os pagãos. Um desses costumes foi a guarda do Domingo junto com a do Sábado, ou seja, a criação do nosso final de semana.Tiveram origem, a partir dessa data, várias festas religiosas, que utilizaram motivos e datas pagãos, para converter os incrédulos, mais facilmente, como por exemplo:
A Páscoa Cristã no lugar do ritual de fertilidade O Natal de Jesus no lugar do sostício de outono.
Cerca de 40 anos mais tarde, a Igreja Cristã, já mais poderosa e organizada, através de seus Bispos, realizou o Concílio de Laodicéia, onde, oficialmente e sem nenhuma intervenção Divina, mudou o Santo dia de guarda do Sábado para o Domingo:
“ Os cristãos não devem judaizar,ou estar ociosos no Sábado, mas trabalharão nesse dia; o dia do Senhor (Domingo), entretanto, honrarão especialmente, e, como Cristãos, não devem, se possível, fazer qualquer trabalho nele. Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de Cristo.” (Cânon 29, do Concílio de Laodicéia, em 364 d.C.).
Este surpreendente decreto nos apresenta duas verdades:
A primeira é que, ao contrário do que muitos afirmam, o Sábado era observado e honrado pelos Cristãos até o quarto século depois de Cristo. Se não fosse o caso, não haveria necessidade de um decreto para desobrigá-lo. A segunda verdade é que não houve qualquer base bíblica para a mudança do dia de adoração. O objetivo aqui era que os Cristãos não fizessem nada que lembrasse o Judaísmo, ou seja, o povo que matou o Senhor Jesus Cristo.
Este ato revela o grande sentimento anti-semita vigente na época, e a ânsia, a qualquer preço, de distinguir os Cristãos desse povo. Notem que a ordem do concílio é guardar o Domingo “se possível”, enquanto é bem enérgico em dizer que quem guardar o Sábado “será separado de Cristo”.
Como vemos, a mudança foi gradativa do Sábado verdadeiro para o Domingo. Foi também forçada e sem qualquer base nas Escrituras.
Veja o que disse o Cardeal Gibbons, arcebispo de Baltimore e primaz da Igreja Católica nos Estados Unidos:
“Podereis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do Domingo. As escrituras ordenam a observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca observamos.” Faith of our fathers, Pg. 89, 1896.
Nunca foi da vontade de Deus que sua Santa Lei fosse revogada e reescrita, embora esses atos humanos já fossem previstos tanto no Novo, como no Velho Testamento:
“Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.”Atos 20.29-30
“Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.” I João 2.23-24
“Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a Lei; e os santos lhe serão entregues por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.” Daniel 7.25
“O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.” Daniel 8:12.

10/07/2008

Lição 10


A RESTAURAÇÃO DA VERDADE

Satanás lançou a verdade por terra e prosperou temporariamente, mas Deus criou um plano especial para restaurar a verdade.

DEUS RESTAUROU A VERDADE POR MEIO DE SUA IGREJA

NESTE ESTUDO VOCÊ DESCOBRIRÁ QUAL A IGREJA VERDADEIRA E COMO Deus revelou na Bíblia qual é o caminho da verdade. O Senhor nos ama e quer restaurar a verdade em nossa vida também;por esse motivo seu coração deve estar aberto para atender às orientações da Palavra de Deus. O inimigo coloca diante do mundo várias religiões para confundir as pessoas e impedi-las de encontrar a salvação.
A estratégia de satanás - muitas igrejas falsas:
A mulher prostituta e suas filhas – Apoc. 17.
O plano de Deus - uma igreja verdadeira:
A mulher virtuosa - Apoc. 12.
Com o objetivo de restaurar a verdade Deus estabeleceu uma igreja que deveria cumprir a missão descrita em Isaías 58:12. Esta igreja é descrita em Apocalipse 12: 1 sob o símbolo de uma mulher.

A PROFECIA DA MULHER
Apoc. 12: 1 apresenta a mulher pura com os seguintes símbolos proféticos:
Uma mulher.
Vestida de Sol.
Lua debaixo dos pés.
Uma coroa.
Doze estrelas na coroa.

O SIGNIFICADO

MULHER
Mulher = Igreja. Efésios 5: 23, 32.
Mulher Pura = Igreja fiel a Cristo.
SOL
Sol = Jesus, a luz do evangelho no NT.
Salmo 84:11; Apoc. 1: 12 a 18; l João 2:9
LUA
Lua = representava o sistema de sacrifícios do VT que eram sombra do sacrifício de cristo. Jesus no Velho Testamento. Hebreus
COROA
Coroa = Vitória. Apocalipse 2: 10.
DOZE ESTRELAS
12 estrelas = 12 Apóstolos. Daniel 12:3

A IRA DO INIMIGO
Apocalipse 12: 17 apresenta o inimigo irado contra a igreja pura por meio dos seguintes símbolos proféticos:
Dragão irado contra a mulher.
Foi pelejar.
Os restantes.
Mandamentos.
Testemunho de Jesus.

O SIGNIFICADO
Dragão irado contra a mulher
Satanás irado contra a igreja verdadeira
Foi pelejar
Foi perseguir. Período da Idade Média em que a igreja romana perseguiu os cristãos fiéis.
1260 anos
____/_______________________________________________________________/______
538 período de perseguição 1798
início da opressão fim da opressão papal


OS RESTANTES
Remanescentes - Os fiéis dos últimos dias.
MANDAMENTOS
Lei de Deus - Êxodo 20: 3 a 17.
TESTEMUNHO DE JESUS
O Espírito de Profecia - Apocalipse 19:10

PENSE NISTO

Você faz parte da igreja verdadeira ou da igreja falsa?
Está no caminho certo ou no caminho errado? Muitos dizem que todos os caminhos levam a deus e que todas as igrejas são verdadeiras, mas não é isso que Jesus diz.
Ele diz: “ Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus.” Mateus 7: 21 a 23.
Jesus disse que nos últimos dias surgirão falsos profetas. Quem são os falsos profetas? Mateus 15: 7 a 9, 13, 14.
Cuidado com eles! Filipenses 3: 2; Isaías 56: 11; Apocalipse 22:15.
Qualquer um, de qualquer religião, dirá que sua igreja é verdadeira, mas não é isso que a Bíblia ensina. Ela revela qual é a igreja verdadeira em Apocalipse 12: 17. A igreja verdadeira tem as seguintes características...
Guarda os Mandamentos de Deus. Êxodo 20: 3 a 17.
Tem o testemunho de Jesus. Apoc. 19:10
“ Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” l João 2:4

JESUS DISSE
Examine as palavras de Jesus em João 10: 14 a 16.
Tenho outras ovelhas = outros filhos
Não deste aprisco = não desta igreja
Então haverá um rebanho = uma só igreja
E um só pastor = Jesus Cristo.

Hoje os filhos de deus estão espalhados nas mais variadas denominações. Esta, porém, nunca foi a vontade de Deus. Qual pai ficaria feliz vendo seus filhos espalhados? “ Deus tem filhos em todas as denominações. Porém, nem todas as denominações são igrejas de Deus.”

PESQUISE NA BÍBLIA
Quais são as cinco características que a igreja verdadeira deve possuir?
1ª verdade - Jeremias 10:10
2ª verdade - João 16: 13
3ª verdade - l João 5: 6 e 7
4ª verdade - João 17: 17
5ª verdade - Salmo 119: 151

O GRANDE TESTE
Escolha uma igreja e verifique se ela aceita cada uma das cinco verdades:
1º Deus, 2º Jesus, 3º o Espírito Santo, 4º a Bíblia, 5º os Dez Mandamentos.
Algumas aceitam apenas 4 verdades. Desprezam a Lei de Deus
Eu encontrei a Igreja adventista do 7ª Dia com essas características.

Leia Apocalipse 18: 4 e decida-se pelo caminho verdadeiro. Deus deseja que você tome uma decisão pessoal neste momento. Ore para o Espírito Santo conduzi-la nesta decisão. Decida-se pelo caminho verdadeiro.

MINHA DECISÃO
Eu quero pertencer à Igreja de Deus aqui na terra.

( ) SIM ( ) NÃO

:

07/07/2008

Lição 09


A LEI E O CONFLITO

Você Sabe qual é o número do código civil que diz para não roubar? Alguma vez você já passou em frente de um banco e teve que se controlar para não assaltá-lo?
Por que você não rouba, mesmo sem saber qual é o artigo do código civil que diz para não roubar?
SAIBA QUE
A vontade de Deus em relação ao ser humano e sua conduta moral diante de Deus e dos homens, está revelada na lei dos DEZ MANDAMENTOS.
Os princípios da lei são eternos, imutáveis e todos os seres humanos estão sujeitos a eles.
DEUS DEU AO HOMEM UMA COMPLETA
REGRA DE VIDA
Ao obedecer a santa lei de Deus, o homem viverá por ela, graças aos méritos de Cristo. Ao transgredir a lei, o homem será condenado por ela.
A lei sempre encaminha as pessoas a Cristo, e Cristo as justifica e depois aponta-lhes de volta para a lei como padrão de vida e regra de fé.
Deus revelou antecipadamente que satanás, por meio de instrumentos humanos, jogaria a verdade por terra (Daniel 8:12) e mudaria os tempos e a lei (Daniel 7:25). Isso ocorreu exatamente como foi profetizado por Daniel.
AS BENÇÃOS DA LEI:
O Salmo 19: 7 a 9 apresenta algumas características da lei de Deus:
§ Perfeita
§ Restaura a alma
§ É um testemunho fiel
§ Da sabedoria
§ É reta
§ Alegra o coração
§ É pura
§ Ilumina os olhos
§ Permanece para sempre
§ É verdade e justiça
O próprio Deus escreveu a lei: “ E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31: 18.
JESUS E OS MANDAMENTOS
Mateus 5: 17 a 19
Jesus não veio revogar a lei.
Nem um “ i ” ou “ til ” jamais passará da lei.
Quem viola a lei sra humilhado.
Quem observa será honrado.
Cumprir significa observar, obedecer.
( Mateus 3:15; Romanos 13: 8 a 10; Gálatas 6:2.
João 15:10
Jesus obedece os mandamentos.
Quem obedece, permanece no seu amor.
Mateus 19: 16 a 19
Jesus recomendou a obediência aos mandamentos.
Mencionou que isto é uma questão de salvação.
Deixou claro que era a lei dos DEZ MANDAMENTOS.

João 14: 15
Obediência é uma questão de amor.

MANDAMENTOS DE DEUS
Conforme a Bíblia - Êxodo 20: 3 a 17
1. Não terás outros deuses diante de Mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te encurvarás diante delas.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado para o santificar.
5. Honra teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
10. Não cobiçarás a mulher, a casa, nem coisa alguma do teu próximo.
MANDAMENTOS ADULTERADOS
Conforme Catecismo Romano
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar seu santo nome em vão.
3. Guardar domingos e festas.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.
A LEI NO NOVO TESTAMENTO
“ Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que meus lábios proferiram.” Salmo 89:34
1º Mandamento: Mateus 4:10.
2º Mandamento: l João 5: 21; Atos 17: 29.
3º andamento: l Timóteo 6: 1.
4º Mandamento: Mateus 24:20; Marcos 2: 27 e 28; Hebreus 4: 4, 9, 10; Col.1: 16.
5º Mandamento: Mateus 19: 19.
6º Mandamento: Romanos 13: 9.
7º Mandamento: Mateus 19: 18.
8º Mandamento: Romanos 13: 9.
9º Mandamento: Marcos 10: 19.
10º Mandamento: Romanos 7: 7.

PESQUISE NA BÍBLIA

A quem devemos obedecer? Atos 5: 29.
Podemos deixar de guardar algum mandamento? Tiago 2:10
A fé pode substituir a lei? Romanos 3: 31.
Até quando duraria a lei de Deus? Salmo 111: 7 e 8; Sal. 119: 144; Mateus 5:17 e 18.
PENSE NISTO






Jesus voltará

VIREI OUTRA VEZ.
"VOLTAREI". Jesus vai voltar! Ele prometeu! E Ele não falharia em Suas promessas! Falharia?!? É claro que não! "Mas como se pode afirmar isso com tanta certeza?", perguntarão alguns. É fácil! Basta olhar para o passado e verificar: as coisas anunciadas por Jesus se cumpriram ou não? Se o prezado leitor ainda tem alguma dúvida, veja os estudos anteriores desta série. A palavra de Cristo não falha. Ele próprio afirmou: "Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão." Mateus 24:35. Jesus prometeu voltar e o melhor de tudo é que Sua vinda não tarda em chegar. Muito em breve, mais perto do que se espera, Aquele que foi humilhado e rejeitado pela humanidade voltará. Quer queiramos ou não, Ele voltará! Não mais como "Servo Sofredor" e sim como "Rei dos Reis e Senhor dos Senhores"! "Mas", alguém dirá, "é verdade que Ele fez tal promessa?" Leia você mesmo a promessa do Redentor: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também." João 14:1-3.
Tão certo como Ele anunciou toda a História Mundial através das profecias de Daniel 2 (a estátua do sonho de Nabucodonosor) e 7 (os 4 animais); tão certo como Ele já havia revelado a Daniel que Sua Lei sofreria um violento ataque ou tão certo como já tinha mostrado para João toda a devastação que o poderio representado pela besta causaria, Ele vai voltar. Essa é uma das doutrinas cardeais das Sagradas Escrituras e é considerada a bem-aventurada esperança do crente; senão, veja você mesmo: "Aguardando a bendita esperança e a manifestação do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." Tito 2:13.
Essa esperança tem sido acalentada através de toda a história do grande conflito entre o bem e o mal no planeta Terra. Enoque já ansiava por esse dia: "Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra Ele." Judas 14 e 15. Jó suspirava por aquele encontro: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro em mim." Jó 19:25-27. O retorno de Jesus também fazia vibrar o coração do salmista que compôs este maravilhoso poema: "Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante Ele arde fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a terra para julgar o Seu povo." Salmos 50:3 e 4. E assim, por todos os séculos, os fiéis servos do Altíssimo tem aguardado o cumprimento dessa tão linda promessa. O próprio Credo dos Apóstolos faz referência àquele grandioso dia ao declarar que Ele "há de vir para julgar vivos e mortos".
Ao pensarmos sobre esse assunto, ficamos a indagar: Como será? Ele vai descer mesmo? Virá sozinho ou acompanhado? Nós O veremos? A Bíblia responde a todas essas perguntas. Vejamos o que ela nos diz:
1) Retorno Literal. Enquanto os discípulos contemplavam a ascensão de Cristo, 2 anjos apareceram ao seu lado e lhes disseram as palavras que se seguem: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como O vistes subir." Atos 1:11. Ora, a ascensão de Jesus foi real! Não se trata de uma metáfora ou abstração! Então Seu retorno será tão real quanto Sua ascensão!
2) Retorno Visível. A Bíblia é clara neste ponto. Todos os habitantes da Terra poderão ver a segunda vinda de Cristo. Todos! Eis o que diz Apocalipse 1:7: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém.". Nada poderia ser mais transparente do que isso. Vejamos ainda essa mesma verdade fluindo dos lábios do próprio Mestre Jesus: "Porque assim como o relâmpago que sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem." Mateus 24:27. Não se pode esconder um relâmpago! Ele é glorioso! Assim também em relação à volta de Cristo; será gloriosa e majestosa! E todos a contemplarão!
3) Acompanhado Pelos Anjos. Quando Cristo despontar nos céus, Ele não estará sozinho. Virá juntamente com todos os Seus anjos, os quais estarão encarregados de reunir os salvos de todas as partes do globo a fim de conduzi-los para bem perto de Jesus. Isso é o que está escrito em Mateus 24:30 e 31: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E Ele enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.". A mesma realidade reflete Paulo, em sua segunda carta aos cristãos de Tessalônica, ao afirmar que Jesus Se manifestará nos céus "com os anjos do Seu poder". Ver capítulo 1, verso 7. Sim, Ele não virá sozinho! Virá com os Seus anjos! Consegue imaginar tal cena?
4) Jesus Ficará Nas Nuvens. Por ocasião de Seu retorno, o Senhor não descerá a esta Terra. Virá sim, mas ficará entre as nuvens do céu esperando pelo agrupamento de Seus filhos! Tal idéia é notória das seguintes palavras do apóstolo Paulo: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." II Tessalonicenses 4:16 e 17.
5) Virá Para Retribuir. O grande objetivo da vinda de Cristo é retribuir a cada um segundo suas obras. Eis o que diz Apocalipse 22:12: "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.". Quão importante é a maneira pela qual vivemos neste mundo! Nossa vida precisa ser um reflexo do Redentor! Nossas obras precisam estar condizentes com nossa fé! Quando Jesus vier, cada um receberá "segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." II Coríntios 5:10.
Somente 2 grupos existirão na Terra quando Jesus Se manifestar! Salvos e perdidos! Fiéis e infiéis! Justos e ímpios! E as reações desses 2 grupos serão diametralmente opostas. Os infiéis fugirão desesperados, pedindo que os montes e os rochedos caiam sobre eles; tal é a cena descrita pelo Revelador: "Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos, e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes, e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face dAquele que Se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira dEles; e quem é que pode suster-se?" Apocalipse 6:15-17. É isso mesmo! Os que não estiverem com suas vidas acertadas com Deus, preferirão a morte ao encontro com Aquele que derramou Seu sangue para os salvar! Que imagem triste! As pobres criaturas fugindo de seu terno e amável Criador. "Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o Sol da justiça, trazendo salvação nas Suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria." Malaquias 4:2. A reação dos salvos será completamente diferente. Eles abrirão seus braços para saudar Seu amável Salvador! Veja você mesmo como Isaías se refere a esse momento: "Naquele dia se dirá: Eis que Este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a Quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos." Isaías 28:9. Sim, para os redimidos esse será o dia mais importante de suas vidas! Quanta felicidade! Quanta alegria! Poder cotemplar face a face o rosto do Redentor e saber que dali em diante não haverá mais sofrimento, nem morte! Ou, como nos dizeres de João: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4.
Prezado leitor, de que lado você estará? Estará você entre os fiéis? Abrirá você seus braços para recebê-Lo em paz? Ou fugirá desesperado sem ter para onde correr? Por que não aceitar agora mesmo o conselho do apóstolo do amor: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nEle, para que, quando Ele Se manifestar, tenhamos confiança e dEle não nos afastemos envergonhados na Sua vinda." I João 2:28. Hoje mesmo você pode tomar sua decisão ao lado dEle! Lembre-se: Jesus mesmo disse que daquele dia e hora ninguém sabe (Mateus 24:36) e, por, isso recomendou a vigilância! DEle são essas palavras de advertência: "Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá." Mateus 24:44. Quando menos estivermos esperando, Ele aparecerá! Estará você preparado? Que Deus possa ajudá-lo e um dia todos nós nos encontremos nas mansões celestiais. Que Deus o abençoe! Amém!
Igreja ADVENTISTA DO 7º DIA.
CULTOS : SÁBADO 09:00 - QUARTA-FEIRA 19:30 - DOMINGO 19:30.